Novas Refeições para o Bebê


Devemos começar a alimentação complementar aos 6 meses, quando o leite materno não é mais suficiente para o bebê. Claro que é preciso fazer adaptações quando a mãe volta a trabalhar após a licença maternidade aos 4 meses...

Iniciamos com o suco de frutas, podendo utilizar liquidificador, centrífuga ou espremedor, depois passamos para papa de frutas com consistencia cremosa, iniciando a transição da alimentação líquida para a pastosa, para que depois com o amadurecimento da criança passarmos para a alimentação sólida.

Sugestão de Frutas: laranja lima (inicialmente), maçã, banana, mamão, pêra, figo, pêssego, abacate, cajú, goiaba, manga, melão, ameixa, acerola...

Primeira Papinha:
  • 100g de carne: boi, miudos do frango, frango, ou gema de ovo
  • 1 colher de sopa de 1 cereal: arroz, milho, fubá, macarrão, ou aveia
  • 1 legume/tubérculo: cenoura, batata, beterraba, abobrinha, chuchu, abóbora, mandioca, couve-flor..
  • 1 colher de sopa de 1 leguminosa: feijão, lentilha, ervilha, soja, grão de bico..
  • 1 folha de verdura: escarola, couve, repolho, almeirão, brócolis, ou agrião..
Coloque na panela 1/2 litro de água filtrada, junte a carne crua em pedaços, o cereal, o legume, a leguminosa e a verdura picada, cozinhe bem em fogo baixo, até ficar tudo bem mole.
Passe todos os ingredientes numa peneira amassando-os e coloque uma pitada de sal.

Obs: Não devemos bater no liquidificador, por que além de prejudicar o processo de mastigação, estaremos tirando a oportunidade da criança conhecer os sabores de cada alimento.
  • Ofereça a sopa com colher
  • Comece dando pequena quantidade e vá aumentando aos poucos
  • No terceiro dia adicione uma colher de chá de azeite e a cada dia experimente algum tempero como cheiro verde, cebola, alho, tomate, tudo em pequena quantidade para que fique um sabor bem suave.
  • Varie a sopa alterando 1 alimento , assim você poderá avaliar a melhor aceitação do bebê e até mesmo uma possível alergia a algum alimento.
  • Quando a criança estiver aceitando bem os alimentos coloque pelo menos 2 tipos de legumes e 2 tipos de verduras.
  • Os sucos de frutas poderão ser dados como sobremesa, as frutas cítricas ajudam a absorver o ferro da dieta .
  • Deve-se ter um intervalo mínimo de 2 a 3 horas entre a refeição salgada e o leite, pois o cálcio do leite se junta ao ferro da dieta e diminui a absorção deste causando a anemia.
Acostumado com o sabor adocicado do leite algumas crianças podem ter dificuldades para aceitar a primeira papinha salgada.
Se a criança nao aceitar a papa, não dê a mamadeira, dê um tempo e ofereça novamente a papa salgada quando o bebê estiver com mais FOME.
Os bebês são MUITO ESPERTOS!!! além de preferir um alimento que tem um gosto conhecido, é mais fácil de ingerir.

Se a criança começou a introdução da alimentação complementar aos 5 meses, a primeira refeição salgada aos 6 meses, aos 7 meses deverá acontecer a introdução da segunda refeição salgada (JANTAR).

Se a mãe for voltar a trabalhar antes que a criança faça 6 meses, deverá ser feita algumas adaptações com o pediatra e o nutricionista para que possam traçar um plano alimentar, mais adequado para o bebê.

Cada caso é um caso. Afinal, o mais importante é a saúde nutricional do bebê sem esquecer da saúde mental e psicológica da mamãe que está voltando para o trabalho.
Por favor evite a culpa!!! Esta é uma nova fase da vida do seu bebê!!! Vá tranquila!! Difícil né???

Mas no final dá tudo certo!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado com a Soja !!!

Você Sabe Como Tirar Proveito do Romã?

A Importância do Zinco na Infância