Fibras: Pra que Te Quero?

 
As fibras são extremamente importantes na nossa alimentação. Elas são os resíduos não digeríveis das plantas que comemos. O aparelho digestivo não consegue digerí-las por serem quimicamente complexas.

Dietas com quantidade adequada de fibras promovem a saúde digestiva. O intestino funciona regularmente porque torna as fezes volumosase macias, evitando a prisão de ventre. Podem reduzir o risco de câncer de cólon e diverticulite. Melhoram o ambiente bioquímico do intestino grosso e favorecem o sistema cardiovascular.
Fibras Solúveis carregam consigo a gordura e eliminam o "mau" colesterol em excesso. Além disso, tornam a transformação de carboidratos complexos (amido em glicose) mais lenta, o que faz com o tempo de absorção do açúcar desacelere resultando na diminuição de açucar no sangue.
As principais fontes de fibras alimentícias solúveis são as frutas (como a ameixa seca), verduras, legumes , leguminosas, soja e grãos integrais, como aveia, cevada, chia, quinoa e centeio. Sempre devemos comer os talos das verduras porque eles funcionam como uma escova!

Fibras Insolúveis são reguladores do intestino, facilitando os movimentos peristálticos e a eliminação das fezes. Pois elas passam pelo intestino inalteradas.

As principais fontes de fibras insolúveis são os cereais integrais, farelo de trigo e milho, nozes e sementes, peles de batatas, semente de linho, couve flor, abobrinha, aipo, pele de frutos como tomate, bolachas e torradas e arroz integral.

Já alguns alimentos contém quantidades significativas de fibra soluvel e insolúvel como a ameixa, sua pele é fonte de fibra insolúvel enquanto que a polpa é solúvel.
 

 
 

 
 



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado com a Soja !!!

Você Sabe Como Tirar Proveito do Romã?

A Importância do Zinco na Infância