Osteoporose

Trata-se de uma degeneração óssea da qual as pessoas tomam conhecimento, em geral, só quando sofrem acidentes. Pode começar cedo. Nasmulheres acelera após a menopausa. Caracteriza-se pela diminuição do tecido mineralizado dos ossos cuja densidade diminui e por isso enfraquece. É uma atrofia óssea que aumenta com o passar dos anos, silenciosa e imperceptível, só notada quando chega a um estágio avancado e há fraturas. Pode chegar ao ponto de os dentes não mais ficarem firmes no maxilar!
São vários os fatores que contribuem para desencadear a osteoporose, todos ligados a alimentação e ao estilo de vida. Muitas pessoas tem o hábito de comer alimentos com deficiencia de cálcio e ingerir outros que afetam o metabolismo do cálcio, causando mais perda. Comer, por exemplo, muita proteína animal e muita sacarose, açúcar branco, por serem ácidos, o metabolismo deles exige volume enorme de calcio...se nao houver suficiente calcio nos alimentos, o corpo o toma dos ossos que,com isso, são desmineralizados, descalcificam e ficam porosos! Alcool,  muita cafeína e tabagismo, causam o mesmo efeito.

Você pode supor que a deficiencia de calcio pode ser suprida com suplementação, mas o que acontece é que esta deficiencia é acompanhada de outras deficiencias como de viamina D, E, K e C e de minerais, que se encontram nas verduras e nas frutas, onde existem de forma balanceada e em harmonia com as necessidades do organismo. Pretender ingerir estes alimentos em forma de suplemento, em doses equilibradas, na prática é impossível! Além disso, ossuplementos de calcio são sempre compostos, em forma de carbonatos, lactatos e gluconatos, o que exige que o corpo tenha que decompor antes de poder usá-los. Isso causa sua baixa absorção, além de produzir radicais livres.

Então para prevenir a progressiva dismineralização dos ossos, ou mesmo interromper a osteoporose existente, só há um recurso seguro, revise a sua alimentação:

  • São recomendados 1200mg de cálcio ao dia.
  • Coma bem mais verduras, frutas e alimentos que contenham bastante cálcio.
  • Leite e derivados (de preferência os de baixo teor de gordura).
  • Limite a ingestão de doces e refrigerantes, pois os fosfatos que existem neles, causam desperdícios de cálcio (eliminam excesso de cálcio pelas fezes). O açúcar descalcifica e os adoçantes artificiais também!!!
  • Faça exercícios, caminhe. Ao fazê-lo , o corpo vai depositar mais calcio nos ossos! A síntese do cálcio necessita de vitamina D, que o corpo produz quando você expoe o rosto e os braços aos raios solares, várias vezes por semana,ainda que seja por 20 minutos...vitamina D também pode ser encontrada no farelo de aveia e na batata doce. 
  • Conheça os inumeros alimentos ricos em cálcio! Examine a composição de cálcio (em mg de ca /100g de alimento): aspargo 25, brócolis 400, beterraba 32, caruru 538, castanha do pará 172, cebola 32, cenoura crua 56, couve flor 122, espinafre 95, figo 36,feijão preto 145, semente de girassol 117, suco de laranja 10, limao 23, maçã 7, mamão 21,manga 21, melão 17, nabo cru 56, pera 15, pessego 16, rabanete 138, repolho 53, salsa 195, tomate 9, tangerina 41, vagem crua 55,iogurte 120, ovo 73. O cálcio primário está em todas as folhas escuras,de facil assimilação, folhas verdes do nabo tem o dobro de cálcio que o leite, comparado peso por peso. Sementes cruas de gergelim tem mais cálcio do que todos os outros alimentos.

Você jamais precisará ter deficiência deste mineral!!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado com a Soja !!!

Você Sabe Como Tirar Proveito do Romã?

A Importância do Zinco na Infância