Gergelim e Todos os seus Benefícios


Oi gente,
Quero aproveitar os novos anúncios "saudáveis e até emagrecedores" sobre o gergelim e deixar vocês mais íntimos deste tão  antigo conhecido, que muitos só consomem quando resolvem comer hambúrguer e acabam consumindo sem querer, as sementinhas que vem de brinde no topo dos pães.
O gergelim (Sesamum indicum L.), também conhecido como sésamo, contém uma grande variedade de princípios nutritivos de alto valor biológico, como gorduras insaturadas (eficientes na redução do nível de colesterol no sangue) e lecitina, que desempenha importante função no nosso organismo.
A lecitina é um componente essencial do tecido nervoso e intervém na função das glândulas sexuais. É um poderoso emulsificante, que facilita a dissolução das gorduras em meio aquoso. Uma das suas funções no sangue consiste em manter dissolvidos os lipídios em geral, especialmente o colesterol, evitando assim que se depositem nas paredes das artérias.

O gergelim também contém proteínas de alto valor biológico, formadas por 15 aminoácidos diferentes, com elevada proporção de metionina; vitaminas, especialmente E, B1 e B2; minerais e oligoelementos diversos, especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo; e mucilagens, que dão ao gergelim ação laxante suave.

O óleo de gergelim é rico em ácidos graxos insaturados e apresenta vários constituintes secundários importantíssimos, como sesamina, sesamolina sesamol. Este último, com suas propriedades antioxidantes, confere ao óleo elevada estabilidade química, evitando a rancificação, fazendo do óleo de gergelim o óleo de maior resistência à oxidação entre os demais óleos de origem vegetal.
O consumo das sementes de gergelim traz inúmeros benefícios para o organismo como a regulação da quantidade de açúcar no sangue, tratar a prisão de ventre, desintoxicar o organismo e diminuir o desconforto causado pelas hemorróidas.
Por ser um alimento rico em cálcio o gergelim favorece ossos e tendões e por ser rico em vitamina E têm um papel fundamental para a beleza da pele e dos cabelos, conferindo uma maior elasticidade, diminuindo as chances de desenvolver estrias.
Por ser uma semente saborosa, acrescentar 1 colher de sopa num copo de iogurte não altera o sabor do iogurte e pode ser consumido ao meio da manhã ou da tarde para saciar o apetite, fazendo com que o indivíduo não exagere no almoço e no jantar, e por isso, favorece o emagrecimento.
Outras maneiras de acrescentar ao cardápio uma boa dose de gergelim, é jogar 1 colher de sopa de gergelim na salada e na preparação do arroz, pode ainda bater com o suco.

Contudo, existem alguns cuidados para aproveitar esses benefícios e evitar que o gergelim se torne um vilão. “Excesso nunca é recomendado e pode engordar por apresentar ácidos graxos”, alerta o nutricionista, que indica o consumo diário de aproximadamente uma colher de sobremesa das sementes ou do óleo. Além disso, devido ao alto teor de fibras, é necessário beber muita água – o recomendado são dois litros por dia. 


Nos países do Oriente, o gergelim é considerado um restaurador da vitalidade e da capacidade sexual, além de ser usado nos casos de:

  • Problemas nervosos: esgotamento nervoso ou mental, estresse, perda de memória, melancolia, depressão nervosa, irritabilidade ou desequilíbrio nervoso, insônia. É um excelente complemento nutritivo para quem está submetido a uma grande atividade mental ou intelectual e deseja manter um bom rendimento.
  • Sobrecarga física: prática esportiva, gravidez, lactação, convalescença após intervenções cirúrgicas ou doenças.
  • Falta de rendimento ou de capacidade sexual tanto no homem quanto na mulher.
  • Excesso de colesterol no sangue, arteriosclerose, prevenção do infarto do miocárdio e da trombose arterial.



MODO DE USAR O GERGELIM

Óleo de gergelim

Pode ser usado como qualquer outro óleo vegetal. É muito estável e pouco sujeito a criar ranço.

Tahine

É uma pasta muito saborosa que se obtém moendo as sementes de gergelim. Substitui com vantagem a manteiga e a margarina.
Gersal

É uma farofa de gergelim que serve para "temperar" o arroz antes de servir. Para fazer o gersal, torre o gergelim lavado e seco. Depois de frio, bata levemente no liquidificador com sal. Para cada dez partes de gergelim, acrescente uma de sal.

Receita de Creme de legumes com gergelim

Prepare um creme delicioso com gergelim.

Doure uma cebola grande com um pouco de óleo. Em seguida, acrescente vegetais cortados em pedaços grandes (cenoura, jerimum, chuchu, couve, batata...) e um pouco de água. Deixe cozinhar por uns sete minutos. Liquidifique em seguida, adicionando uma colher de sopa de gergelim bem lavado e higienizado. Se ficar muito grosso e difícil de bater, adicione mais água. Use sal a gosto ou tempere com shoyu antes de servir.
Viu, ele é bem versátil!! 
Ficou fácil introduzí-lo nas refeições agora?
bjss



Fonte: Tua Saúde / Cura pela Natureza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado com a Soja !!!

Você Sabe Como Tirar Proveito do Romã?

A Importância do Zinco na Infância