Conheça o Antioxidante "Coenzima Q10"

A coenzima Q10 (CoQ10) pertence a uma família de substâncias denominadas ubiquinonas que, por sua vez, são também conhecidas como coenzimas Q e mitoquinonas. A coenzima Q10 está predominantemente presente em humanos, sendo encontrada no organismo principalmente no coração, fígado, rins, baço e pâncreas. A coenzima Q10 é um co-fator essencial na produção celular de energia, já que é um componente essencial da cadeia respiratória mitocondrial da célula e desempenha um importante papel na produção de ATP, principal fonte de energia celular.
A coenzima Q10 também apresenta atividade antioxidante, podendo inibir a formação de radicais livres (substâncias nocivas ao organismo, precursoras de diversas doenças e variados tipos de câncer), além disso, pode apresentar uma ação cardioprotetora (protetora do sistema cardíaco), citoprotetora (protetora das células) e neuroprotetora (que oferece proteção ao sistema nervoso), devido ao fato desta coenzima possuir um papel importante no transporte de elétrons na mitocôndria (organela responsável pela respiração celular) e no metabolismo no músculo cardíaco. Pode ainda estimular o adequado funcionamento do sistema imunológico (sistema de defesa do organismo), prevenindo a incidência de infecções causadas por vírus, bactérias ou fungos. Atua ainda no diabetes e distrofias musculares.
Ela pode ser obtida através da alimentação ou de suplementos, bem como pode ser produzida pelo organismo pela mesma via que é sintetizado o colesterol, cuja produção é reduzida com o avanço da idade. Quando suplementada, a coenzima Q10 é absorvida pelo intestino delgado, no entanto, esta absorção é muito pequena, aproximadamente 60% da coenzima ingerida é eliminada na forma inalterada pelas fezes.
 
 
Mas nunca se esqueça das fontes naturais!!!!
As principais fontes naturais de coenzima Q10 incluem a carne bovina,  vísceras, amendoim, salmão, sardinha, gérmen de trigo, soja e espinafre.
 
Como suplemento, a coenzima Q10 pode ser encontrada na forma de comprimidos, cápsulas ou em soluções, isolada ou associada a outras vitaminas ou minerais em diversos suplementos nutricionais. Porém, devido às interações negativas, o uso de suplementos que contêm a combinação destes nutrientes em uma única cápsula ou comprimido não é recomendado, pois um acaba comprometendo a absorção do outro por competirem, muitas vezes, pelo mesmo local de absorção.
A concentração de vitaminas no organismo depende exclusivamente de sua ingestão e absorção adequada, seja através da dieta ou de suplementos. Portanto, o excesso ou a deficiência de sua ingestão pode causar determinadas doenças
 
Contra-indicações
 
  • Bebês e Crianças: bebês e crianças devem evitar o uso de suplementos contendo coenzima Q10.
  • Deficiência renal grave: pessoas com este problema não devem fazer uso de suplementos contendo coenzima Q10, pois pode provocar palpitação e sudorese (transpiração excessiva).
  • Gravidez e Lactação: gestantes e lactentes devem evitar o uso de suplementos contendo coenzima Q10. recomenda que o uso de suplementos de coenzima Q10 por gestantes e lactantes seja prescrito e supervisionado por um profissional de saúde".
  • Idosos: não foram encontradas informações na literatura pesquisada.recomenda que o uso de suplementos de coenzima Q10 por idosos seja prescrito e supervisionado por um profissional de saúde, já que o uso deste suplemento pode interagir com alguns medicamentos freqüentemente prescritos e utilizados por idosos."
Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado com a Soja !!!

Você Sabe Como Tirar Proveito do Romã?

A Importância do Zinco na Infância